A quinta edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, DSM-5 adotou a categoria Transtornos do Neurodesenvolvimento para se referir ao grupo de condições com início no período do desenvolvimento (geralmente antes de a criança ingressar na escola), caracterizados por déficits no desenvolvimento que acarretam prejuízos no funcionamento pessoal, social e acadêmico ou profissional. Os déficits podem variar desde limitações muito específicas na aprendizagem, linguagem, comunicação, comportamento, controle de funções executivas até prejuízos globais em habilidades sociais e funcionamento cognitivo (AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION, 2014).
Dentro dos Transtornos do Neurodesenvolvimento está o Transtorno do Espectro do Autismo, que é caracterizado por sinais e sintomas relacionados com:
– Déficits persistentes na interação e comunicação social em múltiplos contextos, por exemplo, déficits na reciprocidade socioemocional, déficits nos comportamentos comunicativos não verbais usados para interações sociais, déficits para desenvolver, manter e compreender relacionamentos.
– Presença de padrões restritos e repetitivos de comportamentos, por exemplo, movimentos motores, fala estereotipada, insistência nas mesmas coisas, adesão inflexível a rotinas, respostas ritualísticas, interesses restritos e fixos, hiper ou hiporreatividade a estímulos sensoriais.
No diagnóstico do transtorno do espectro autista, as características clínicas individuais são registradas por meio do uso de especificadores (com ou sem comprometimento intelectual concomitante; com ou sem comprometimento da linguagem concomitante; associado a alguma condição médica ou genética conhecida ou a fator ambiental), bem como especificadores que descrevem os sintomas autistas (idade da primeira preocupação; com ou sem perda de habilidades estabelecidas; gravidade). Tais especificadores oportunizam aos clínicos a individualização do diagnóstico e a comunicação de uma descrição clínica mais rica dos indivíduos afetados.
O autismo pode ser englobado dentro de níveis, que se diferenciam em:
Exigindo apoio
Chamado popularmente de Leve
Exigindo apoio substancial
Chamado popularmente de Moderado
Exigindo apoio muito substancial
Chamado popularmente de Severo
Somos uma clínica especializada que oferece um serviço interdisciplinar para crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). A nossa equipe é composta por profissionais de várias áreas, incluindo Análise do Comportamento Aplicada, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Psicopedagogia e Fisioterapia.
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